domingo, 9 de outubro de 2011

DE QUE SOMOS FEITOS?


OLHANDO PARA VARIOS COMPONENTES DO NOSSO CORPO, PELE, OLHOS E LINGUA, POR EX: PARECE QUE CADA UM DELES É FEITO DE MATERIAIS MUITÌSSIMO DIFERENTES UNS DOS OUTROS.
Na verdade, pele olhos e língua, ossos e todo o resto de nosso organismo, em comum uma característica muito importante: todos são formados de minúsculas partículas unidas chamadas células.
Cada um de nós, homens e mulheres, somos compostos por um conjunto de vários trilhões de células, quase todas tão pequeninas que só podem ser vistas como auxilio de um microscópio. Mesmo o óvulo, a célula sexual feminina, a maior de todo os organismo, tem mais ou menos o tamanho de um ponto final que termina está frase.
            Todas as células possuem organização geral semelhante, são compostas basicamente por;
Membrana; Citoplasma; e mergulhado nele um núcleo.
            Todas as células desempenham funções básicas como obter e utilizar energia. No entanto, cada uma delas tem  forma e tamanho característico adaptadas a sua função no corpo.
Assim por ex, as células que formam os ossos são bem diferentes das células que formam os músculos e também daquelas que formam o sistema nervoso.
            Para funcionar com eficiência, a célula precisa manter constantes as condições do seu interior ou meio interno, fenômeno conhecido como HOMEOSTASE. Qualquer mudança, por exemplo, na temperatura ou no grau de acidez no meio interno pode afetar o funcionamento das células.
No entanto essas variações são compensadas por outras no organismo, em busca de equilíbrio, sempre que o ambiente se altera.
            A manutenção da temperatura do corpo sempre constante, apesar das variações ocorridas no ambiente, é um bom exemplo de HOMEOSTASE.
As células trabalham continuamente durante a toda vida da pessoa. Isso não quer dizer que todas as células durem 70 ou 80 anos. Cada uma delas possuem determinado tempo de vida, depois morre. As células que formam a pele, por exemplo, vivem apenas 20 dias. Os glóbulos vermelhos do sangue duram três a quatro meses. As células ósseas podem viver até 30 anos.
            Isso não causa problema ao organismo, por que a maioria das células mortas é substituída por outras novas.
             Até pouco tempo, acreditava-se que as células nervosas só se multiplicavam até mais ou menso 20 anos de idade. Depois, o número de células não aumentava mais, apenas diminuía, muito lentamente, até o final da vida . hoje sabe-se que não é assim.

A IMPORTÂNCIA DO NUCLEO CELULAR

Como é que as células de um bebê em formação dentro do útero da mãe “sabem” que devem formar o corpo de um ser humano, e não de um macaquinho?
Quem “diz”a elas como se transformar em um dos muitos tipos de célula que compõem o corpo dos seres humanos? Como as células que formam as mãos sabem que estas têm cinco dedos e não seis ou quatro? Como é que copiam no filho os olhos da mamãe, o nariz do papai ou os cabelos da vovó?
            Todas essas informações e bilhões de outras estão guardadas no núcleo de cada uma das células que formam nosso corpo. Quem guarda as informações e depois transmite as células no momento certo são os cromossomos, estruturas vistas ao microscópio como um material escuro no centro da célula ou, se está estiver em fase de divisão, como um grupo de bastõezinhos escuros e finos.
             Em nossa espécie, cada núcleo celular possui 46 cromossomos, 23 herdados da mãe e 23 herdados do pai. Nos cromossomos estão contidos os genes, que determinam as características de cada pessoa. Essas características ainda podem sofrer influências do meio. Por exemplo, os genes podem determinar que o indivíduo atinja uma grande estatura, mas isso não ocorrera se a pessoa não se alimentar adequadamente.

TECIDOS; Células que trabalham juntas.
            No organismo, as células não trabalham sozinhas. Aquelas que possuem características semelhantes se juntam formando tecidos.     
            Nos tecidos, elas realizam suas atividades básicas, além de também desempenhar suas funções especificas. Assim por exemplo, o tecido muscular (o que forma os músculos) é especialista em contrair-se e relaxar-se, e o tecido nervoso (que forma o cérebro e outras estruturas do sistema nervoso) é especialista em transmitir impulsos elétricos entre suas células.
 Existem quatro tipos de tecido:
Tecido epitelial;
Tecido conjuntivo;
Tecido muscular;
Tecido nervoso.
Tecidos são: agrupamentos de células com características semelhantes e que atuam em conjunto no desempenho de uma função especifica.

ORGÃOS E SISTEMAS: Partes que trabalham juntas.

            Órgãos cada uma das partes do organismo que se incumbe de realizar certa função especifica.
Alguns tecidos e órgãos do corpo trabalham juntos, como se fossem membros de um mesmo time chamado sistema. Por exemplo;
O coração, os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular, encarregado de distribuir o sangue por todo o corpo.
O cérebro, os nervos e os tecidos ligados a eles formam o sistema nervoso.
A boca, o estomago e os intestinos trabalham como membros do sistema digestores.
Os músculos respiratórios, vias respiratórias (nariz, boca, faringe, laringe e traquéia) e os pulmões trabalham juntos formando o sistema respiratório.
Todos os sistemas juntos formam seu organismo, mas seu organismo não é apenas um conjunto de sistemas, existe uma integração total.


Um comentário:

  1. Oi, Josi!
    Vim convidar pro SORTEIO DE NATAL no AndreGuimBlog.
    A prenda é um kit com várias fofuras!
    Bora lá participar!!!
    Beijins,
    Andrea

    ResponderExcluir