quinta-feira, 3 de março de 2011

Os piolhos regressam à escola! No regresso às aulas, os contatos muito próximos entre as crianças e a partilha de bonés e chapéus facilitam a propagação dos piolhos.

 
É geralmente durante o Verão e no início da época escolar que surgem as maiores infestações de piolhos. São geralmente as crianças as mais afectadas pela sua contínua aproximação. Juntam as cabecitas para brincar, penteiam-se com a mesma escova de cabelo ou trocam os chapeuzinhos na hora do recreio. Os mais crescidinhos juntam as cabeças na hora de jogar o Playstation.

Muito embora a pediculose não seja um perigo para a saúde, quando na escola se detecta que uma criança está infectada, é natural que, quando a educadora faz um alerta aos pais para que verifiquem as cabeças dos seus filhos, por ter sido detectada uma criança com piolhos na sala, a situação cause algum constrangimento entre os pais.
Muitas vezes, quando as crianças são mais crescidinhas e entendem a situação, podem marginalizar o colega afectado ou criarem situações embaraçosas quer para a educadora quer para os pais.É preciso não esquecer que as crianças são por natureza muito pródigas em ditos ofensivos e não é raro apelidarem o afetado como "o piolhento". 

O alerta
Se na escola ou na creche do seu filho a educadora soltar um alerta, deve tomar todas as medidas que passamos  indicar, para que o seu filho não seja afectado. Se é o seu filho que está infectado, actue rapidamente no sentido de uma erradicação completa dos bichinhos. Não se sinta perturbada pois a pediculose pode atingir todos os extractos sociais e todas as raças.
Basta um piolhinho!
Dada a sua grande capacidade de reprodução basta um piolho para provocar uma infestação. Sabe-se que um piolho fêmea deposita 5-6 ovos diariamente durante cerca de 30 dias. Os ovos estão protegidos por uma bainha - lêndea - que os fixa firmemente ao cabelo. A nuca e as regiões do couro cabeludo atrás das orelhas são em geral as zonas preferidas pelo piolho por serem mais quentes e húmidas e, consequentemente, as mais afectadas. Os ovos - vulgo lêndeas - eclodem cerca de 10 dias após a postura pelo que é geralmente recomendado que se aplique novo tratamento após 7 dias da primeira detecção / primeiro tratamento. 

O contágio
Ninguém está livre de ser contagiado pela pediculose, pois o contágio não se faz apenas por contacto direto. O piolho consegue sobreviver mais de 2 dias fora do hospedeiro - a cabeça humana - e, frequentemente o contágio - denominado indirecto - pode ser feito através de objectos partilhados. Os apoios de cabeça de um maple ou das carinhas do infantário, os chapéus , os pentes, as almofadas...entre outros. É ainda frequente que uma criança fique contagiada quando frequenta uma piscina, pois consta-se que os piolhos sabem nadar...rsrsrsrsrs O contágio por contato direto acontece quando as cabeças encostam as cabeças umas nas outras durante as suas brincadeiras.
Sinais de alerta; 
Geralmente quando a criança começa a coçar a cabeça continuamente, os adultos  pais ou educadores , por norma, vão verificar a sua cabeça. Se têm a sorte de encontrar um piolho vivo, está feito o diagnóstico. Todavia, é geralmente mais fácil a identificação através da poluição de lêndeas. Para as encontrar mais facilmente, pois muitas vezes ficam camufladas pela cor e pelo tipo de cabelos, os pais devem pentear o cabelo com um pente especial de dentes finos e sempre que possível de cor uniforme. 
Este pente geralmente remove as lêndeas.

Tratamentos

Se verificar que o seu filho está contaminado, deve de imediato avisar a escola e proceder à erradicação dos piolhos e lêndeas. Verifique também se mais alguém do agregado familiar não foi contaminado, em especial outras crianças. Para iniciar o tratamento, dirija-se à farmácia e compre um produto específico - preferencialmente à base de permetrina  para aplicação na cabeça do seu filho.

Aplique o produto em toda a cabeça  com o cabelo seco  , deixe actuar cerca de 10 minutos e lave a cabeça em seguida, passando-a com um champô apropriado, como por exemplo, shampoo e loção, que pode comprar em simultâneamente.(existem várias marcas)
A lavagem deve ser feita em dias alternados com o shampoo, durante 8 a 10 dias. Aplicar o shampoo sobre o cabelo, aguardar uns minutos e enxaguar, repetindo este procedimento. Após a lavagem retirar a humidade e pentear com um pente de dentes finos, para garantir que lêndeas mortas são removidas.
Passados oito dias, aplique novamente o produto de erradicação para evitar nova contaminação, porque algum lêndea - ovo - pode ter ficado na cabeça e ter eclodido.


Cuidados que podem ser adotados para reduzir a hipótese de reinfestação 

Para que a família não sofra a contaminação ou que o seu filho não fique contaminado de novo, aspire bem todos os locais com que ele teve contato. Os sofás da sala, as carpetes ou tapetes onde se deita a ver televisão ou a brincar e lave bem toda a roupa pessoal e da cama a uma temperatura superior a 60º C.

Lave com um bom detergente e água quente a escova de cabelo e o pente. A melhor forma de prevenir é educar a criança no sentido de não partilhar cachecol, chapéus, escovas de cabelo, pentes com os coleguinhas da escola. Aos pais cabe inspecionarem de forma regular a cabeça dos seus filhos.
Para ajudar a evitar a reinfestação pode continuar a utilizar o shampoo.

- Utilize em dias alternados
- Aplique sobre o cabelo, aguarde uns minutos e enxague, repita este procedimento
- Retire a humidade e penteia a cabeça do seu filho com um pente de dentes finos
- As crianças deverão usar touca de banho nas piscinas e as meninas deverão ir com o cabelo preso para a escola

 Bom bastam alguns cuidados para não termos esse probleminha tão desagradável 

2 comentários:

  1. Valeu pela dica! Na minha escola tivemos um problema com alguns alunos que estavam com piolho.Sobrou até pra mim rsrsrsr.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nem me fala eu tbém kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir