sábado, 4 de dezembro de 2010

Professores aprendem a utilizar meios de comunicação para atrair alunos

RIO - Esqueça a sala de aula com aquele professor de vocabulário próprio e comportamento padrão. O novo professor tem que estar online, caso contrário, o aluno cada vez mais se distancia da escola. Um trabalho direcionado aos docentes está mexendo com esta realidade. As Secretarias de Educação estão disponibilizando o curso "Por dentro dos meios", para capacitar professores dentro do chamam de midiaeducação, isto é, a utilização dos meios de comunicação como ferramentas pedagógicas.
Mais de 3000 professores de diversos estados passaram por esta espécie de reciclagem pedagógica. Marcelo Solino Christino é um deles e admite: o giz e o quadro negro não são mais atrativos para os seus alunos, fervorosos freqüentadores das redes sociais.
- O que antes para mim era uma temeridade, agora estou incluso. Dedico-me às redes sociais, criei meu Facebook, e-mail, troco muitas experiências desta mídia com os alunos, afinal, eles sabem muito mais. Tenho certeza que me aproximei mais da turma, criei um blog, eles deixam seus comentários, a troca é muito grande - diz o professor.
A iniciativa partiu da Planetapontocom, no Rio de Janeiro, que através de pesquisas, constatou a necessidade de se formar e qualificar professores e gestores para inserção da escola no mundo da comunicação. Silvana Gontijo, especialista em midiaeducação, explica:
- A escola não pode ignorar os impactos dos meios na formação de valores éticos e estéticos, na forma de interação social e cultural dos alunos, na cognição e na forma de perceber a realidade. Midiaeducação é isso: educar com os meios, para os meios e através dos meios de comunicação - afirmou.
No momento, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, disponibiliza o curso para professores do chamado Ensino Médio Inovador, escolas de ensino médio integrado e os institutos de educação. Iolanda Lopes, da Diretoria de Articulação da Rede da Secretaria de Educação acredita na melhoria da educação pública com investimento no professor:
- A Secretaria de estado de Educação do Rio vem se empenhando em promover a capacitação dos professores da Rede como forma de adequá-los às demandas contemporâneas por novas competências e habilidades, além de atualizá-los, com as novas tecnologias educacionais e fortalecê-los em sua prática docente. Por isto, a SEEDUC possibilitou esse curso, objetivando contribuir para o resgate da credibilidade da escola pública e da valorização dos profissionais de ensino. A iniciativa é bem vinda, atrai o aluno e capacita o professor, mas é preciso que os governos invistam em tecnologia, fator primordial nos dias de hoje para a melhoria da qualidade de ensino e para a redução da evasão escolar, principalmente no estado do Rio de Janeiro onde o Censo Escolar do Ministério da Educação mostra que houve uma redução de mais de cem mil matrículas de ensino médio nos últimos cinco anos. - voltando a ser aluno, nos colocamos no lugar deles, só que com mais experiência e entendendo a dificuldade que eles têm - diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário